Cassini - Solar and sustainable energy! | Space Jockey

Curitiba, Paraná

The Challenge | Space Jockey

Build a tool that allows a user to virtually experience riding on any one of NASA’s current Earth observing satellites and allow for co-localization of data from various instruments.

SustainChain

Corrente de projetos para incentivo de energia solar

Cassini -  Solar and sustainable energy!

O SustainChain é uma Corrente de projetos para incentivo de energia solar.

Alguns subprojetos que fazem parte dessa correte são:

SustainPotencial » Estimador de geração de energia

Ferramenta para auxílio com uma ferramenta para estimar a potencial geração de energia de uma casa, dado o endereço da pessoa. Utilizando-se das APIs fornecidas pelo NREL (National Renewable Energy Laboratory).

Inserindo seu endereço o usuário tem uma simulação do potencial energético de geração na sua casa, incentivando assim a pessoa a investir em um painel solar para sua residência.


SustainHome » Ferramenta para análise de potencial de geração de energia solar

Painel de controle em uma plataforma onde ele tem acesso aos dados em tempo real da geração de energia nos painéis da casa, com base na API da Nasa e NREL sobre a incidência solar na casa do usuário em questão. Através do painel é possível ter uma estimativa da geração de energia, levando em conta fatores como clima, angulação do planeta, possíveis eclipses, entre outros.

O painel pode usar de termos mais comuns para auxiliar na quantificação da energia gerada, por exemplo “você gerou energia equivalente a 6 banhos de 15 minutos”.

Monitoramento de energia na casa

Painel de gerenciamento completo do uso de energia na casa. Através do painel é

possível acompanhar o consumo de energia de todos os eletrodomésticos da residência. Utilizando da inteligência do Watson pode-se analisar os dados gerados e estimar o consumo na residência com base no padrão de utilização dos eletrodomésticos.

O sistema, se utilizando dos dados armazenados de utilização dos aparelhos pode fazer recomendações para redução do consumo de energia. Por exemplo base no padrão de consumo é possível deduzir se algum dia o usuário esqueceu uma luz acesa em casa, notificá-lo e, caso ele queira, apagar essa lâmpada.

No próprio sistema seria possível ver a parcela de contribuição que o painel solar proporciona no consumo da casa, assim a pessoa pode ter uma real dimensão da colaboração do painel nos gastos da residência.


SustainCoins » Sistema de recompensa por energia sustentável

Um sistema de recompensa com criptomoeda para usuários que estejam gerando

energia em casa. Tendo como referência o Solarcoin, onde o megawatt produzido por painéis solares é convertido em solarcoins, que posteriormente podem ser trocados por bitcoins ou qualquer outra moeda. A ideia do Sustaincoin seria um agregador de recompensa por geração de energia domiciliar, retirando assim o peso de responsabilidade da geração de energia de uma cidade inteira para uma única usina.

Com cada pessoa gerando a energia que utiliza cria-se um ambiente sustentável, o sustaincoin então seria uma recompensa agregada para todo tipo de geração de energia sustentável, não apenas a solar, ampliando assim a abrangência do solarcoin e criando mais um incentivo para as pessoas aderirem a esse tipo de energia.

Alugue seu telhado

Uma possibilidade seria o investimento de empresas de geração de energia onde ao

invés da pessoa comprar o painel solar e colocar em sua casa, a empresa coloca um painel solar na casa, e a pessoa recebe os benefícios do sustaincoin.

Para a empresa de energia esse tipo de incentivo, além de contar como um diferencia de pensamento ecológico da empresa, auxilia em momentos onde a demanda de energia é maior que a oferta, evitando assim possíveis apagões por falta de oferta de energia.

Outro fator a ser levado em consideração é o fato de a energia estar sendo gerada onde é consumida, assim não existe gastos nem perdas com transporte de energia.

Imaginando assim uma cidade onde existam tantas placas solares quanto a demanda necessita, criando um ecossistema balanceado em que não é necessário a existência de uma usina nuclear, toda a energia provêm de meios ecologicamente limpos.


Sustainsmars » Um ponto importante de nosso produto é o Sustainsmars, aonde utilizamos tecnologias como a vantablack para captar energia térmica e transformar em energia elétrica, a vantagem disto é que enquanto que a maioria dos painéis solares tem uma efetividade dentre 8 a 23% a Sustainmars se qualifica com 60% e ainda se garante em geração de energia até a noite!

Más como isso funciona?

Utilizamos vantablack que é uma substância feita de nanotubos de carbono. É a substância mais negra conhecida, absorvendo até 99,965% de radiação. Quando a luz atinge a substância, em vez de ser refletida, fica presa entre os tubos, saltando entre eles, até finalmente se converter em calor.

Após a captura da Vantablack, utilizamos o conceito de Seebeck que é a produção de uma diferença de potencial (tensão elétrica) entre duas junções de condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes quando elas estão a diferentes temperaturas (força eletromotriz térmica).

Com isso damos o primeiro "torch" a nosso motor de Stirling cujo seu dever é transformar a energia térmica em elétrica: ele capta a energia térmica do vantablack e a do resistor do Seebeck para tomar o primeiro torch, após isso continua com a energia da manta de Vantablack(que pode aquecer até 300ºC, caso isso aconteça é necessario um motor de 8000RPM & 150 Cavalos para manter a frequência! isso significa cerca de 350 W/h por placa de 1m²).

Como a Vantablack capta quase 100% de toda radiação & incide nos nanotubos onde ficam presas e saltando entre os tubos gerando calor nossa solução também é capaz de gerar quantias significantes de energia comparados aos painéis atuais ás noites & no espaço.

NASA Logo

SpaceApps is a NASA incubator innovation program.